Eu tinha feito uma lista dessas no
ano passado no meu outro blog. Mas como eu abandonei aquele, resolvi fazer a
versão deste ano aqui. Elenco as músicas que eu mais curti em 2013 (que eu mais
gostei, não melhores, afinal não sou dono de verdade nenhuma).
É basicamente heavy metal e
derivados, mas tem uma e outra surpresinha no meio.
20 – Castles in the Air – Stratovarius
Que
baita disco esse Nemesis. Definitivamente o melhor da banda desde a tumultuada
saída do Timo Tolkki. Eu adoro essa música em especial por causa do refrão
poderoso e a forma como ela é construída, sendo jogada nas alturas por teclados
excelentes e backing vocals fantásticos. E a letra é fantástica também.
19 - Enshrined in My Memory - Timo Tolkki's
Avalon
O
senhor Tolkki criou um baita problema para si mesmo quando começou a repetir-se
infinitamente nos clichês que ele próprio criara no metal melódico. Aí ele
resolveu lançar esse metal ópera, que ainda é puramente metal melódico, mas que
com um pé bem fundo no freio em relação a fritações e clichês. E essa é a
música que eu mais gosto, porque lembra o Stratovarius sem ser uma cópia
barata, além de que tem a atuação sempre marcante da Elize Ryd.
18 – Burn With Me – Amaranthe
As
baladas do Amaranthe são sempre muito boas. E com essa não foi diferente. O
segundo disco foi em um mesmo nível que o primeiro, mas não se repetiu demais e
para mim foi bastante satisfatório.
17 –– Vision of the Condor – Tierramystica
Essa
banda veio pra ficar. O debut de 2010 já havia sido excelente, e este segundo
trabalho chegou pra firmar de vez o nome do Tierramystica no cenário do metal
nacional (e por que não mundial?).
16 – Ditt Endelikt – Sirenia
Misturar
norueguês com espanhol pareceu uma boa ideia pra Morten Veland. E foi mesmo.
15 - A Lannister Always Pays His Debts - Ramin
Djawadi
Apenas
uma palavra: sim. Nada me impede.
14 - Savior In The Clockwork –
Avantasia
Esse
disco demorou pra me ganhar, mas essa música foi paixão a primeira ouvida.
13 – All is One – Orphaned Land
Um
disco menos denso e complexo dessas lendas israelenses do metal progressivo,
mas nem por isso deixa de ser fantástico. E essa faixa traduz com maestria tudo
o que se ouve no disco.
12 – Fantasy – Stratovarius
Uma
canção stratovariana até a medula. Tecladinho maroto e letra positivista do
extremo do nosso amigo Kotipelto, o Augusto Cury do metal melódico.
12 – Darkest White – Tristania
Que
pedrada meus amigos. Quando eu ouvi a demo dela pela primeira vez, tive
convicção de que o Tristania estava de volta à boa forma.
11 - The Age of The Atheist – Sepultura
O
Sepultura de sempre com uma cara totalmente nova.
10 – Himmelfall – Tristania
Grande
atuação do Kjetil Nordhus,
que se afirmou de vez nos vocais limpos da banda. Grande atuação da Mariangela
também, que arrasa no refrão.
9 - Those
We've Left Behind – Maegi
Hansi Kürsch né
8 - Back on the Ground – James
Labrie
Jaiminho manda muito bem na sua carreira solo. Dessa vez
lançou um disco ainda melhor que o anterior, e essa faixa foi a que eu mais
gostei.
7 – Frozen North - Bruce Soord with
Jonas Renkse
Um lançamento muito legal. De metal não tem nada, mas têm
uma atmosfera meio Katatonia que fecha perfeitamente com a voz do Jonas.
6 – Deathlike
– Ancient VVisdom
Definitivamente, uma das minhas
bandas favoritas da cena occult rock.
5 – More than Living – Jess and the
Ancient Ones
Definitivamente, a minha banda favorita da cena occult
rock. Que música fantástica, transcendental eu ousaria dizer. Irmã gêmea de
Sulfur Giants do disco de estreia, mas que mesmo assim tem uma aura poderosa e
grandiosa, que te envolve por completo e te leva numa jornada mística quase sem
volta.
4 – Shades
of Gray – Amorphis
Não são 50, mas o suficiente.
3 –
Requiem – Tristania
Mariangela na sua atuação mais
segura e impactante desde que entrou na banda. É a música dela, o seu momento
de brilhar e mostrar todo o seu potencial. Em Darkest White ela aparece “menos”
que em Rubicon, mas eu não enxergo nada de mal nisso, pois aqui ela é infinitamente
melhor aproveitada.
2 –
Year Zero – Ghost
A síntese da grandiloqüência e
teatralidade de uma das melhores bandas surgidas no novo milênio.
1 –
Night on Earth – Tristania
Acho que a essa altura já ficou bem
claro que Darkest White foi de longe o meu disco favorito de 2013. E com
certeza Night on Earth é a minha favorita. Eu enxergo aqui tudo o que o álbum
traz de melhor: o peso e a intensidade, a virulência, os guturais incríveis de
Anders e mais uma espetacular atuação da Mariangela. Um refrão que volta e meia
fica na minha cabeça e me faz cantarola-lo um dia inteiro. Realmente
fantástico.
Sim, Darkest White é o disco que eu
mais gostei em 2013, e eu o achei tão bom que me deixa triste não vê-lo em mais
listas de melhores do ano que saem por aí. Mas enfim, no meu pequeno universo
alternativo, foi O melhor.
Bônus:
duas músicas que eu adorei, mas não foram de lançamentos “oficiais” das
respectivas bandas.
Loneliness
Remains – Paradise Lost
A banda lançou uma coletânea de
b-sides e covers, e incluiu esta excelente música inédita, que bebe com vigor
na fonte do Doom Metal, com influencias de Black Sabbath e Type O Negative.
Lei it
Burn – Within Temptation
Demo de uma música inédita que fará
parte do disco novo da banda, Hydra, a ser lançado em janeiro próximo. Refrão
incrível e grudento, com bastante peso e melodia. Sena demo me ganhou,
imagine-se só na versão oficial.
E pra fechar, uma menção honrosa pro Behemoth que me faz essa OBRA DE ARTE:
E pra fechar, uma menção honrosa pro Behemoth que me faz essa OBRA DE ARTE:
Um comentário:
Não tenho certeza se foi o que tu quis dizer, mas Fantasy foi escrita pelo Lauri Porra, não pelo Kotipelto :)
Postar um comentário