“Mas Júlio, aumentou o tamanho da
lista de novo?” Claro! Eu já perdi completamente o controle de qualquer
maneira.
2015
foi um ano muito legal no meu pequeno mundinho musical, e como de costume quero
compartilhar as músicas que eu mais curti ao longo desse ano. Como de praxe: na
maioria é metal e seus derivados, mas nem tudo. Isenção e imparcialidade passam
longe.
40: Blind Guardian – Distant Memories
Quem
me conhece sabe o quanto eu fiquei obcecado com Beyond the Red Mirror e que ele
é de longe o meu disco favorito de 2015. Então, um bocado de faixas dele vão
aparecer aqui nessa lista. Essa em especial aparece que é a prova de que a
banda sabe muito bem ir além do metal.
39: Avantasia – Mystery of a
Blood Red Rose
O
disco novo só sai no final de janeiro próximo, mas como essa música foi lançada
como single ainda esse ano, eu coloco na lista. Meat Loaf até os ossos, com um
certo quê de Magnum e a quase surreal habilidade de Tobias Sammet em criar
refrões pegajosos.
38: Baroness – Try to Disappear
Grande som
de um grande disco que saiu nos últimos dias. Decididamente o Baroness é uma
das melhores bandas que surgiram nesse século e merece muito mais atenção e
destaque do que recebe atualmente.
37 – Year of the Goat – Pillars of the South
Occult Rock
sueco de primeira.
36: Stratovarius – Lost Without a Trace
Rola
uma ligeira identificação com a letra dessa. E é uma daquelas músicas descompromissadas, mas bem composta e
marcante.
35: Sonata Arctica – Christmass
Spirit
Eu
honestamente acho que o Tony Kakko anda perdendo o controle da própria
sanidade, mas de qualquer maneira eu gostei muito desse single natalino que me
pegou um tanto desprevenido.
34: Lucifer – Izrael
Banda
alemã de occult rock cheia de personalidade e vigor. Recomendo demais conferir.
33: Tuatha de Danann – We’re Back
Eu
fiquei feliz demais quando soube que o Tuatha de Dannan voltaria a ativa
lançando um disco novo. Foram mais de dez anos desde o último! É uma das bandas
brasileiras mais legais e originais que já surgiram, que se dedicaram e
batalharam muito para conquistarem o status que tem hoje. Eu comprei o disco, e
uma camiseta direto com a banda pelo facebook, o disco é excelente e vale
demais. Então, se você tiver uma grana sobrando aí, pode investir nisso
tranqüilo que a pena!
32: Ghost – Cirice
Com
o seu terceiro disco o Ghost se estabeleceu definitivamente como o principal
nome do occult rock da atualidade. Um disco cheio de variedade e ousadia,
Cirice foio primeiro single já chegou mostrando o que o trabalho tinha a
oferecer.
31: Blind Guardian – The Holy
Grail
É
como eu tinha comentado na minha resenha sobre o disco lá no começo do ano:
Blind Guardian sendo tão bom o quanto pode ser, reverenciando o passado e sem
ser auto-indulgente.
30: Amorphis – The Four Wise Ones
Uma
paulada daquelas. Uma das provas deque o AMorphis ainda cosnegue buscar
inspiração nos seus primeiros trabalhos.
29: Ghost – He Is
Uma
música surpreendente em minha opinião. Se existe gospel satânico esse seria um
ótimo exemplo.
28: Stratovarius – My Eternal
Dream
Essa
é Stratovarius na sua essência mais genuína e contagiante. Aquilo que essa
banda sabe fazer como ninguém, conseguindo se reinventar sem fugir muito de sua
zona de conforto.
27: Saltatio Mortis – Wo Sind die
Clown?
Em
2015 eu me joguei de cabeça nessa vibe de bandas de metal que cantam em alemão.
Ouvi bastante Saltatio Mortis, que lançou um disco bem bacana esse ano.
26: Pyramaze – Fearless
Banda
dinamarquesa de power/prog muito legal, uma das boas descobertas de 2015.
25: The Parlotones – Eletricity
Essa
banda é o maior legado que eu tirei da copa de 201 na África do Sul. Eu não sou
realmente o cara que mais curte essas bandas meio indies, mas amo The
Parlotones demais.
24: Jess and the Ancient Ones –
In Levitating Secret Dreams
Nos
últimos anos essa banda tem se tornado uma das minhas favoritas. Cheia de
vigor, intensidade, um clima místico fascinante. Primeiro single do disco
lançado no começo de dezembro, que já havia me deixado com água na boca por
mais.
23: Paradise Lost – Beneath
Broken Earth
Um
hino monolítico de dar inveja a qualquer banda de Doom Metal. Áspera, tétrica,
um poço negro de escuridão.
22: Nightwhsh – Shudder Before
the Beautiful
Uma música poderosa que abre
muito bem Endless Forms Most Beautiful. Explora a capacidade vocal de Floor
Jansen de uma maneira correta, sem apelar para aquela coisa lírica que
remeteria a era Tarja Turunen e só causaria comparações vazias e sem sentido. E
isso se vê ao longo do disco todo, que eu gostei bastante, mesmo não tendo a
explosividade e grandiosidade de Imaginaerum. Os elementos ainda estão ali, mas
de certa forma mais contidos, compactados.
21: Cain’s Offering – Too Tired
to Run
Eu
simplesmente não tinha expectativa nenhuma para com Stormcrow, mas o disco
chegou e me surpreendeu demais. Com certeza absoluta um dos melhores discos de
metal melódico do ano. Essa música em especial significa muito pra mim
porque a letra me ajudou a encarar um
momento bem complicado da minha vida ao longo do ano.
20: Blind Guardian – Grand Parade
Uma
epopéia que demanda algumas tantas audições até se revelar cada minúcia. Mas a
vale a pena demais.
19: Noel Gallagher High Flying
Birds – While the Song Remains the Same
Aqui
é team Noel até o fim, mais um excelente disco solo cheio de ótimas composições
e letras de uma maturidade e beleza tocantes.
18: Jess and the Ancient Ones –
Goetia of Love
Um
tom mais dançante, algo de cabaré, místico e psicodélico. Como se a trilha
sonora de uma orgia de demônios.
17: Iron Maiden – The Book of
Soul
Música
destinada a ser um clássico. Épica, grandiosa, e com tudoo que o Iron Maiden
século XXI tem de bom a oferecer.
16: Amorphis – Death of a King
Faixa
mais ousada de Under the Red Cloud, onde a atmosfera mísitca e xamânica do
disco ganha contornos muito fortes.
15: Blind Guardian – The Ninth
Wave
O
passo mais corajoso da história do Blind Guardian. Surpreendente e que me pegou
muito em cheio.
14: Ghost – From the Pinnacle to
the Pit
Minha
mãe do céu esse baixo. ESSE BAIXO
13: Jess and the Ancient Ones –
The Equinox Death Trip
Swingue,
gingado e ocultismo.
12: Lamb of God – Still Echoes
Pedrada
daquelas
11: Kamelot – Liar Liar (Wasteland Monarchy)
Pra
falar a verdade eu achei o disco bem mais ou menos, perigosamente perto de se tornar
genérico. Mas essa música eu gostei demais, se sobressai muito em relação ao
resto do material.
10: Nightwish – Alpenglow
Como
eu disse antes, esse disco tem os mesmo elementos de Imaginaerum só que
colocados de uma maneira diferente. E é justamente ocaso com Alpenglow, que tem
a orquestra muito mais discreta do que deveria ser.mas mesmo assim adorei a
música, contagiante e otimista.
9: Noel Gallagher High Flying
Birds – The Dying of the Light
Essa
letra diz muita coisa.
8: Ensiferum – Two of Spades
Eu
não gostei de One Man Army, mas essa música é simplesmente genial e com o plot
twist mais sensacional que eu ouvi em muito tempo. Uma verdadeira preciosidade.
7: Amorphis – Under the Red Cloud
Um
inspirador hino às raízes pagãs da Finlândia.
Under the Red Cloud também faz parte dos meus discos favoritos de 2015,
realmente intenso, pesado e inspirado.
6: Blind Guardian – At the Edge
of Time
Imponente,
majestosa e grandiosa. Uma música incrível que prenuncia o tão falado disco orquestral,
que aparentemente saí em 2017. Esperemos para ver.
5: Nightwish – Endless Forms Most
Beautiful
Um
refrão fantástico e uma música que deveria fazer parte do set dos shows.
4: Paradise Lost – Return to the
Sun
Passado
e presente equalizados de maneira sublime. A melhor forma possível de fechar
The Plague Within, reverenciando o passado sem se tornar refém dele. Uma faixa
bonita, melancólica e com a dose certa de peso.
3: Blind Guardian – The Throne
Um
monstro sinfônico que tira o meu ar cada vez que eu escuto, como se fosse a
primeira vez. Uma música de um poder arrebatador, que mostra uma banda segura e
confiante, que sabe muito bem para onde quer ir.
2: Jess and the Ancient Ones –
Crossroad Lightning
Penso
que essa faixa sintetize bem tudo o que Second Psychedelic Coming: The Aquarius
Tapes quis transmitir. Tem a psicodelia, os momentos mais rock/metal,, a aura
ocultista que busca conhecimentos secretos. Seus oito minutos são extasiantes e
proféticos, com algo de epifânicos também. Uma aventura e tanto.
1: Blind Guardian – Prophecies
Essa
não é nem de longe a música mais complexa, intensa ou desafiadora de Beyond the
Red Mirror. Mas mesmo assim me conquistou de uma maneira arrebatadora, e foi a
música que mais ouvi em 2015 e conquistou o primeiro lugar nesta lista
completamente sem valor.
Bom, é isso aí. Se você leu até aqui fica o
meu muito obrigado, e espero que tenha ouvido alguma coisa e que tenha gostado.
E obrigado também pra quem me acompanhou por aqui ao longo de 2015, vocês são
10.
Feliz ano
novo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário