Essa minha lista fica maior a
cada ano. Mas quem se importa, não é mesmo? Abaixo seguem as músicas que eu
mais gostei neste ano que passou (e como passou rápido). Como de praxe: a
maioria é heavy metal, mas não é via de regra, pois não é só de metal que vive
o homem.
30) Linkin Park - Final
Masquerade
Eu fiquei muito tempo sem ouvir
Linkin Park, uma banda que eu tenho um carinho especial por ter sido a primeira
coisa que eu gostei “conscientemente”, sem ser alguma coisa que ouvia por
osmose e sem nem prestar atenção. Com o tempo eu fui me interessando por outras
coisas e acabei me distanciando deles, mas quando conheci o Spotify e toda a
sua praticidade, voltei a ouvir e foi com uma sensação muito boa. Essa foi a música
que mais me agradou em The Hunting Party.
29) Angra - Black Hearted Soul
O Angra estará eternamente à
sombra de Temple of Shadows, e as comparações jamais terão fim. E não tem outro
jeito, foi o melhor disco deles e eu duvido que algum dia irão fazer algo tão
bom outra vez, e acredito que eles saibam disso. Por isso Secret Garden me
agradou bastante, pois é um disco despreocupado em recriar o que foi feito em
Temple, indo por um caminho quase inverso eu diria, explorando outras facetas e
possibilidades. Mas Black Hearted Soul me chamou a atenção justamente por ter o
ar europeu de metal melódico que funcionou tão bem em 2004, mas sem ser
repetitivo e estéril.
28) Year of the Goat - Mystic
Mountains
Suecos da onda do occult rock
recente. Lançaram um EP muito bom esse ano.
27) Ancient VVisdom - The Devils
Work
Do terceiro disco desses texanos
sombrios e soturnos. Dessa vez um pouco mais elétrico do que acústico.
26) Anathema - Distant Satélites
Existe muita beleza na melancolia,
e o Anathema sabe encontra-la como ninguém.
25) Disforia - The Dying
Firmament
Obviamente que o que me
interessou nessa música foi a participação do Hansi Kürsch, mas no fim das
contas me surpreendi pois a banda é muito boa e com membros jovens e
talentosos. Vale conferir.
24) Machine Head - Ghost Will
Haunt My Bones
A nova geração que, com cada vez
mais vigor, pede passagem.
23) Faun – Walpurgisnacht
Existe toda uma cena neopagã na
Alemanha, com excelentes bandas que buscam reviver as antigas tradições pré-cristãs.
E o Faun é uma dessas bandas e talvez o seu melhor expoente. Essa música fala
sobre uma ancestral festividade da primavera.
22) Opeth - Elysiam Woes
Uma música esquelética, fria e
soturna. Mas ao mesmo tempo bela e tocante. A essência básica de tudo o que o
Opeth já fez, seja Death ou seja Prog.
21) Skálmöld - Með drekum
Dragões são legais até em línguas
nórdicas absolutamente incompreensíveis.
20) Pain of Salvation - Falling
Home
Música inédita que a banda adicionou
no disco acústico lançado este ano, com releituras de clássicos da banda.
19) Eluveitie – Celtos
É tradição da banda fazer músicas
em línguas mortas, e em geral são as que eu mais gostos nos discos deles. Dessa
vez não foi diferente.
18) Schandmaul - Euch Zum Geleit
As músicas do Schandmaul
geralmente são alegres e festivas, mas eles também compõe canções tristes e
carregadas de emoção. Como esta, sobre aproveitar a vida antes que seja muito
tarde.
17) Mastodon - High Road
Mais feeling e menos distorção,
mas ainda com oespírito do Mastodon de sempre.
Aliás, eu adoro a capa
dessedisco. Parece uma festa de ano novo chinês com muito lsd.
16) In Flames - With Eyes Wide
Open
Possivelmente a música mais
melosa de Siren Charms. Mas eu me importo com isso? : não, nem um pouquinho. Um
refrão grudento e uma letra muito boa.
15) Epica - The Essence of
Silence
Primeiro single de The Quantum
Enigma que logo de cara me deixou muito impressionado e animado pelo disco que
viria mais tarde.
14) Sonata Arctica - Half a
Marathon Man
Que música fantástica, cara. Tão imprevisível,
tão surpreendente. Ouvi ela primeira vez completamente confuso, mas antes de
terminar já estava sorrindo e adorando.
13) Bloodbath - Unite in Pain
Esse disco do Bloodbath foi um
soco no estomago daqueles. Pesado ao extremo, blasfemo, virulento e
absurdamente obscuro. Nick Holmes anda consegue fazer guturais!
12) Epica - Victims of Contingecy
Uma música direta e reta como o Epica
não costuma muito fazer. Pesada, de refrão estonteante e com um excelente vídeo
clipe feito.
11) Opeth - Faith in Others
O encerramento mais que perfeito
de Pale Communion.
10) We Are the Catalyst - A Life
a Lie
Um duo sueco muito legal que eu
conheci por acaso alguns dias atrás, lendo sobre a finada banda (também sueca)
One Without. É um metal moderno e despreocupado, carregado de elementos eletrônicos
e muita energia e vivacidade. Vale a pena conferir.
9) Angra - Crushing Room
Como eu falei antes, Secret Garden
aposta na exploração de novas possibilidades. E essa música representa isso bem,
com os vocais ficando a cargo do Rafael Bittencourt e tem uma vibe muito
diferente do que o Angra já fez. E claro, tem a participação da Doro Pesch.
8) Within the Ruins - Gods Amongst
Men
Outras das boas descobertas desse
ano. Banda americana de Groove Metal já com alguma bagagem, e que explora
conceitos científicos, filosóficos e históricos nas suas letras. Além de expressar
musicalmente conceitos matemáticos. Realmente muito bacana.
7) Diablo Swing Orchestra -
Jigsaw Hustle
Nova vocalista, nova identidade
visual, mas o mesmo ritmo e gingado de sempre.
6) Within Temptation - Let us
Burn
Eu tinha falado dessa música na
minha lista do ano passado. A demo era ótima, e o resultado final ficou ainda
melhor.
5) Edguy - Do me Like a Caveman
Eu fiquei ???? quando saiu o
tracklist de Space Police e vi esse nome. Mas se tornou a minha favorita do
disco (um disco fantástico, diga-se de passagem).
4) Epica - Reverence - Living in
the Heart
A música que melhor define The
Quantum Enigma. Grandiosa, intensa e com muita energia, o lado orquestral do Epica
alavancado a um nível completamente novo e que mostra a banda na sua melhor
forma.
3) Opeth - Moon Above Sun Below
Eu gosto de dizer que essa música
é como uma faixa do Ghost Reveries sem as partes Death metal. Acredito que seja
esse o ponto dessa nova cara do Opeth, menos pesada e mais progressiva. Está
tudo ali ainda, os mesmos elementos e a mesma essência, apenas com outra
roupagem e direção.
2) Behemoth - O Father! O Satan!
O Sun!
Na minha irrelevante opinião, The
Satanist foi o melhor disco de 2014. Nergal e seus comparsas entregaram um trabalho
irrepreensível, elaborado, rico e diverso. Menos brutal e sujo talvez, mas que
compensa com um peso de aura negra, que deixa o disco com uma atmosfera
opressiva e claustrofóbica. Escolhi essa música em especial como favorita por
seu tom épico, mas que apesar disso não foge dos adjetivos que citei acima,
sendo uma peça impressionante, como se uma entidade antiqüíssima e poderosa
estive se erguendo diante de você, enchendo sua alma de pavor.
1) Blind Guardian - Twilight of the
Gods
Bom, era bastante óbvio, não?
Todo mundo que me conhece sabe o quanto eu sou obcecado por Blind Guardian. Depois
de quatro anos e meio sem absolutamente nada de inédito, a banda lançou este
single que conseguiu suprir toda e qualquer expectativa que eu pudesse ter. E
me deixou ainda mais obcecado por Beyond the Red Mirror, que há de ser lançado
no próximo dia 30 de janeiro.
Enfim, é isso aí. Foi um ano meio
parado quanto a lançamentos de heavy metal, mas que teve coisas bastante boas
se você saber onde procurar. 2015 promete muitos lançamentos legais e
empolgantes, e se por ventura eu escrever alguma coisa sobre eles, espero que
você que está aí lendo essas linhas me dê mais uma vez a honra do seu desperdício
de tempo :D
Feliz natal e que sobrevivamos a
2015. Abraços!
Nenhum comentário:
Postar um comentário