segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Top 30 Músicas de 2014™



Essa minha lista fica maior a cada ano. Mas quem se importa, não é mesmo? Abaixo seguem as músicas que eu mais gostei neste ano que passou (e como passou rápido). Como de praxe: a maioria é heavy metal, mas não é via de regra, pois não é só de metal que vive o homem. 




30) Linkin Park - Final Masquerade

Eu fiquei muito tempo sem ouvir Linkin Park, uma banda que eu tenho um carinho especial por ter sido a primeira coisa que eu gostei “conscientemente”, sem ser alguma coisa que ouvia por osmose e sem nem prestar atenção. Com o tempo eu fui me interessando por outras coisas e acabei me distanciando deles, mas quando conheci o Spotify e toda a sua praticidade, voltei a ouvir e foi com uma sensação muito boa. Essa foi a música que mais me agradou em The Hunting Party.    




29) Angra - Black Hearted Soul

O Angra estará eternamente à sombra de Temple of Shadows, e as comparações jamais terão fim. E não tem outro jeito, foi o melhor disco deles e eu duvido que algum dia irão fazer algo tão bom outra vez, e acredito que eles saibam disso. Por isso Secret Garden me agradou bastante, pois é um disco despreocupado em recriar o que foi feito em Temple, indo por um caminho quase inverso eu diria, explorando outras facetas e possibilidades. Mas Black Hearted Soul me chamou a atenção justamente por ter o ar europeu de metal melódico que funcionou tão bem em 2004, mas sem ser repetitivo e estéril.  




28) Year of the Goat - Mystic Mountains

Suecos da onda do occult rock recente. Lançaram um EP muito bom esse ano.



27) Ancient VVisdom - The Devils Work

Do terceiro disco desses texanos sombrios e soturnos. Dessa vez um pouco mais elétrico do que acústico.



26) Anathema - Distant Satélites

Existe muita beleza na melancolia, e o Anathema sabe encontra-la como ninguém.  



25) Disforia - The Dying Firmament

Obviamente que o que me interessou nessa música foi a participação do Hansi Kürsch, mas no fim das contas me surpreendi pois a banda é muito boa e com membros jovens e talentosos. Vale conferir.



24) Machine Head - Ghost Will Haunt My Bones

A nova geração que, com cada vez mais vigor, pede passagem.



23) Faun – Walpurgisnacht

Existe toda uma cena neopagã na Alemanha, com excelentes bandas que buscam reviver as antigas tradições pré-cristãs. E o Faun é uma dessas bandas e talvez o seu melhor expoente. Essa música fala sobre uma ancestral festividade da primavera.




22) Opeth - Elysiam Woes

Uma música esquelética, fria e soturna. Mas ao mesmo tempo bela e tocante. A essência básica de tudo o que o Opeth já fez, seja Death ou seja Prog.



21) Skálmöld - Með drekum

Dragões são legais até em línguas nórdicas absolutamente incompreensíveis.  



20) Pain of Salvation - Falling Home

Música inédita que a banda adicionou no disco acústico lançado este ano, com releituras de clássicos da banda.



19) Eluveitie – Celtos

É tradição da banda fazer músicas em línguas mortas, e em geral são as que eu mais gostos nos discos deles. Dessa vez não foi diferente.



18) Schandmaul - Euch Zum Geleit

As músicas do Schandmaul geralmente são alegres e festivas, mas eles também compõe canções tristes e carregadas de emoção. Como esta, sobre aproveitar a vida antes que seja muito tarde.



17) Mastodon - High Road

Mais feeling e menos distorção, mas ainda com oespírito do Mastodon de sempre.
Aliás, eu adoro a capa dessedisco. Parece uma festa de ano novo chinês com muito lsd.



16) In Flames - With Eyes Wide Open

Possivelmente a música mais melosa de Siren Charms. Mas eu me importo com isso? : não, nem um pouquinho. Um refrão grudento e uma letra muito boa.



15) Epica - The Essence of Silence

Primeiro single de The Quantum Enigma que logo de cara me deixou muito impressionado e animado pelo disco que viria mais tarde.



14) Sonata Arctica - Half a Marathon Man

Que música fantástica, cara. Tão imprevisível, tão surpreendente. Ouvi ela primeira vez completamente confuso, mas antes de terminar já estava sorrindo e adorando.



13) Bloodbath - Unite in Pain

Esse disco do Bloodbath foi um soco no estomago daqueles. Pesado ao extremo, blasfemo, virulento e absurdamente obscuro. Nick Holmes anda consegue fazer guturais!



12) Epica - Victims of Contingecy

Uma música direta e reta como o Epica não costuma muito fazer. Pesada, de refrão estonteante e com um excelente vídeo clipe feito.



11) Opeth - Faith in Others

O encerramento mais que perfeito de Pale Communion.



10) We Are the Catalyst - A Life a Lie

Um duo sueco muito legal que eu conheci por acaso alguns dias atrás, lendo sobre a finada banda (também sueca) One Without. É um metal moderno e despreocupado, carregado de elementos eletrônicos e muita energia e vivacidade. Vale a pena conferir.



9) Angra - Crushing Room

Como eu falei antes, Secret Garden aposta na exploração de novas possibilidades. E essa música representa isso bem, com os vocais ficando a cargo do Rafael Bittencourt e tem uma vibe muito diferente do que o Angra já fez. E claro, tem a participação da Doro Pesch.



8) Within the Ruins - Gods Amongst Men

Outras das boas descobertas desse ano. Banda americana de Groove Metal já com alguma bagagem, e que explora conceitos científicos, filosóficos e históricos nas suas letras. Além de expressar musicalmente conceitos matemáticos. Realmente muito bacana.



7) Diablo Swing Orchestra - Jigsaw Hustle

Nova vocalista, nova identidade visual, mas o mesmo ritmo e gingado de sempre.



6) Within Temptation - Let us Burn

Eu tinha falado dessa música na minha lista do ano passado. A demo era ótima, e o resultado final ficou ainda melhor.



5) Edguy - Do me Like a Caveman

Eu fiquei ???? quando saiu o tracklist de Space Police e vi esse nome. Mas se tornou a minha favorita do disco (um disco fantástico, diga-se de passagem).



4) Epica - Reverence - Living in the Heart

A música que melhor define The Quantum Enigma. Grandiosa, intensa e com muita energia, o lado orquestral do Epica alavancado a um nível completamente novo e que mostra a banda na sua melhor forma.



3) Opeth - Moon Above Sun Below

Eu gosto de dizer que essa música é como uma faixa do Ghost Reveries sem as partes Death metal. Acredito que seja esse o ponto dessa nova cara do Opeth, menos pesada e mais progressiva. Está tudo ali ainda, os mesmos elementos e a mesma essência, apenas com outra roupagem e direção.



2) Behemoth - O Father! O Satan! O Sun!

Na minha irrelevante opinião, The Satanist foi o melhor disco de 2014. Nergal e seus comparsas entregaram um trabalho irrepreensível, elaborado, rico e diverso. Menos brutal e sujo talvez, mas que compensa com um peso de aura negra, que deixa o disco com uma atmosfera opressiva e claustrofóbica. Escolhi essa música em especial como favorita por seu tom épico, mas que apesar disso não foge dos adjetivos que citei acima, sendo uma peça impressionante, como se uma entidade antiqüíssima e poderosa estive se erguendo diante de você, enchendo sua alma de pavor.




1) Blind Guardian - Twilight of the Gods

Bom, era bastante óbvio, não? Todo mundo que me conhece sabe o quanto eu sou obcecado por Blind Guardian. Depois de quatro anos e meio sem absolutamente nada de inédito, a banda lançou este single que conseguiu suprir toda e qualquer expectativa que eu pudesse ter. E me deixou ainda mais obcecado por Beyond the Red Mirror, que há de ser lançado no próximo dia 30 de janeiro.






Enfim, é isso aí. Foi um ano meio parado quanto a lançamentos de heavy metal, mas que teve coisas bastante boas se você saber onde procurar. 2015 promete muitos lançamentos legais e empolgantes, e se por ventura eu escrever alguma coisa sobre eles, espero que você que está aí lendo essas linhas me dê mais uma vez a honra do seu desperdício de tempo :D

Feliz natal e que sobrevivamos a 2015. Abraços!  

Nenhum comentário: